Entidade: qualquer pessoa física ou jurídica com a qual você tenha que relacionar orçamentos, contas a pagar ou receber, entre outros, no sistema.
Passo 1
Após fazer o login, acesse Cadastros > Entidades
Passo 2
Selecione o botão “+” para adicionar nova entidade.
Passo 3
Selecione o tipo de pessoa (Física, Jurídica) representada pela entidade.
Passo 4
Preencha a razão social da entidade.
Passo 5
Selecione o tipo de entidade, como fornecedor, cliente, etc. Nesse campo é possível selecionar mais de uma opção. Apesar de não ser obrigatório, é importante preencher para melhor organização posteriormente.
Passo 6
Apesar de não ser obrigatório, preencha o e-mail, caso deseje enviar orçamentos, nota fiscal ou cobranças.
Passo 7
Para notas fiscais, é preciso que preencha, também, o endereço completo da entidade. Ao digitar o CEP, o sistema já encontra a rua automaticamente. Também é possível clicar no botão “Pesquisar” e digitar o endereço, e o sistema acha, automaticamente, o CEP correspondente
Após preencher todos os campos, clique em “Salvar”
Passo 8
Caso queira realizar alguma alteração, clique sobre a entidade.
Na aba de alteração, é possível adicionar mais de um endereço.
Observações:
1 Atente-se a essas informações:
O botão serve para desativar registro, que significa bloquear novos cadastros relacionados a esse registro. Isso faz com que, por exemplo, não se possa mais criar nenhum orçamento para essa entidade, porém os orçamentos já criados com a entidade, permanecerão da mesma forma.
Já o botão excluir faz com que a entidade seja removida do sistema permanentemente. Todos os cadastros relacionados a entidade excluída, como orçamentos, ficarão sem relação.
Por isso recomenda-se apenas desativar entidades, e não excluí-las.
2 Filtrar entidades
Na área de listagem geral de entidades, há um botão de filtro.
Nele, é possível filtrar entidades por: nome, documento, tipo de entidade ou tipo de pessoa.
Ao clicar em “limpar” a listagem geral volta a aparecer.